Portes grátis para Portugal a partir de 150€

Temos vindo a defender a máxima de que a mudança começa em nós mesmos, acreditamos realmente que pequenos gestos podem mudar o mundo.

Pequenas alterações nas nossas rotinas, em casa, terão um impacto positivo muito significativo no nosso futuro (e nas nossas carteiras, também). Mais do que reduzir os consumos e poupar dinheiro, poupar água é, nos dias de hoje, um ato de altruísmo. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance de forma a preservar os já escassos recursos do planeta.

8 Dicas simples para reduzir o consumo de água em sua casa:

  • Na cozinha, se tiver máquina de lavar loiça, não passe a loiça por água antes de lavar. Pode reduzir o consumo de cerca de 75 litros de água se usar um pano húmido para remover os maiores resíduos, se for necessário.
  • Não coloque as máquinas de lavar loiça e roupa em funcionamento a menos que a carga esteja completa. Sempre que possível, opte por um programa de lavagem ecológico, económico ou de ciclo curto.
  • Enquanto ensaboa as mãos, lava a loiça, escova os dentes ou faz a barba, feche a torneira. Ao todo, com pequenos gestos como este, poderá reduzir o consumo em cerca de 30 litros de água por dia.
  • Não desperdice a água do chuveiro. Dezenas de litros de água correm da sua torneira até que a temperatura esteja perfeita – porque não utilizá-los? Se tiver plantas – o que nós aconselhamos vivamente! – recolha esta água e utilize-a na rega, por exemplo. Também pode utilizar esta água para: lavar o chão, lavar peças de roupa à mão ou usar como descarga para o autoclismo.
  • Se tiver jardim e plantas, planeie os momentos de rega de acordo com a época do ano. Nos meses com mais precipitação, recolha a água da chuva com um reservatório para regar as plantas de interior, lavar pisos. Nos meses de calor, mais secos, regue quando o ar estiver mais fresco (logo de manhãzinha ou à noite) – isto irá permitir que a água se infiltre bem no solo, com menos probabilidade de se evaporar rapidamente, e não terá de regar mais vezes ao longo do dia.
  • Se opta por lavar o seu carro em casa, saiba que, usando uma esponja e um balde, ao invés de lavar com água corrente, pode poupar centenas (sim, centenas, mesmo!) de litros de água.
  • Se tiver piscina, cubra-a sempre que não estiver a ser utilizada. Por dois motivos: evitará a rápida evaporação da água e não será necessária uma limpeza frequente.
  • Esteja atento à leitura do seu contador de água e acompanhe a evolução dos seus gastos.

Bluway_Dicas_e_Mudanças_Para_Poupar_Água

Para além destas dicas – que já devem ser bem conhecidas e comummente aplicadas, selecionamos outras que podem ajudá-lo a poupar água e dinheiro.

Tratam-se de instalações simples que, a longo prazo, farão uma diferença real no seu consumo.

Atualizações em sua casa que o ajudam a poupar água e dinheiro

  • Troque os banhos de imersão por banhos de chuveiro.

Um banho de imersão pode ser rejuvenescedor, é verdade – sabe muito bem ter uma sessão digna do melhor spa em casa, não é? Contudo, um banho de imersão pode consumir cerca de 200 litros de água. E, hoje em dia, tomar um duche não significa descurar o conforto e a sensação de bem-estar: aqui está um bom exemplo!

Optar por duches pode parecer uma solução óbvia, mas achamos importante realçar a diferença real que pode causar! Se optar por fechar a torneira sempre que se se ensaboar ou lavar o cabelo, poderá minimizar o consumo. Uma dica é evitar duches com mais de 5 minutos de água corrente – vá para o duche ao som da sua lista de músicas favoritas e desafie-se a terminá-lo antes do final da segunda canção!

Se tomar um duche de 15 minutos com água corrente, vai consumir quase os 200 litros que consumiria um banho de imersão. Dá que pensar, não dá?

Se não conseguir resistir à tentação de tomar um banho de imersão de vez em quando, não se sinta mal – ainda há forma de poupar! No fim do banho, antes de esvaziar a banheira, recolha a água para garrafões, baldes ou outros recipientes. Depois pode usar a água para a descarga ou para lavar os pisos exteriores. Contudo, deve garantir que a sua banheira não tem fugas!
Opte por uma válvula segura e de confiança.

  • Equipe bem a sua casa de banho a faça a manutenção adequada

Também na casa de banho faz toda a diferença na economia a longo prazo investir em equipamentos de qualidade.

  • Escolha criteriosamente as loiças da casa de banho (e faça uma manutenção adequada).

Apostar na qualidade e fazer uma boa manutenção são passos essenciais. Para além de comprar loiças de boa qualidade, resistentes e seguras, deve evitar que as loiças se danifiquem, para evitar desperdícios que se podem traduzir em gastos desnecessários.

Na Fio-Blu encontra uma vasta gama de loiças sanitárias e lavatórios, certificados por instaladores e canalizadores experientes.

  • Escolha bem as suas torneiras!

Instalar uma torneira com sensor ou com temporizador faz toda a diferença, quer em casa, quer em espaços públicos. A principal vantagem destas opções é que são ativadas apenas quando se deteta movimento e se fecham sozinhas depois da utilização. As vantagens refletem-se não só nos consumos, mas também na higiene!

A Torneira de Bancada Eco Bluway, por exemplo, apesar de não ter sensor ou temporizador, permite economizar nas faturas da água e da eletricidade. Esta opção inovadora dispõe de um sistema de abertura e armazenamento nunca antes visto, que ajuda a minimizar o consumo e a economizar recursos.

  • Atenção às fugas!

Deve igualmente verificar se não existem torneiras a pingar ou outras fugas. Este problema é, frequentemente, silencioso, mas pode ser uma verdadeira dor de cabeça no momento de pagar a fatura da água! Esteja atento, também, ao autoclismo e às suas fugas – e já que falamos de autoclismos, não se esqueça da técnica de inserir uma garrafa de plástico com areia no interior do autoclismo, a fim de reduzir o volume de água despendido em cada descarga.

  • Limpe regularmente o sifão.

O sifão é um complemento frequentemente esquecido, esta peça permite fazer a ligação entre a válvula da sua torneira e a ligação do esgoto.

Após algum tempo de utilização, o sifão acumula lixo (cabelo, areias, entre outros) que podem impactar negativamente o fluxo de escoamento da água e levar a entupimentos. Os entupimentos levam, obviamente a fugas de água – e fugas de água são precisamente o que queremos evitar, não é?

 

Agora que já sabe como economizar água (e energia, também!), não há desculpa para não fazer a sua parte!

14 mudanças e dicas que o ajudarão a poupar água

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.