Portes grátis para Portugal a partir de 150€
Aranet4Home_Estudo_De_Caso_Escola

O aparecimento de um novo vírus veio realçar a importância, já existente, de calcular a qualidade do ar e também de respirar um ar purificado, seguro e saudável. Vários estudos, como é o exemplo daquele criado pelo cientista Jose-Luis Jimenez, provaram que a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar através dos aerossóis.

Muito se tem falado sobre a importância de monitorizar a qualidade do ar e até mesmo de purificar o ar interior. A verdade é que só podemos melhorar aquilo que conseguimos quantificar, e, por esse motivo, é importante que consigamos reconhecer e perceber o que está a tornar o ar da nossa habitação ou local de trabalho menos saudável (e, até, potencialmente perigoso).

Um estudo de caso com o Aranet4Home

Em Ventspils – uma cidade situada na Letónia – por forma a comprovar os benefícios de um dispositivo de monitorização da qualidade do ar, instalaram-se dispositivos Aranet4 em várias escolas.

Foram instalados medidores de CO2 em todas as salas de aula, assim como sensores de qualidade do ar, estações de base, uma máquina de processamento de dados, televisões e tablets. Através dos ecrãs, era possível monitorizar a qualidade do ar nas salas e também nas mesas, sendo possível controlar ainda a temperatura do ar e a humidade relativa.

Desta forma, se a qualidade do ar baixasse até um certo ponto, era possível agir de imediato em conformidade, garantido sempre o nível ideal da qualidade do ar.

O Aranet4 usa uma abordagem orientada por dados para ajudar a melhorar a qualidade do ar. Medindo os 4 principais causadores da fraca qualidade do ar, o Aranet monitoriza então: os níveis de concentração de dióxido de carbono do ar; a humidade relativa; a temperatura; e a pressão atmosférica.

A solução criada para estas escolas consistiu em 3 componentes de avaliação e análise:

  • Instalação de um sensor de qualidade do ar Aranet4 em todas as salas de aula;
  • Implementação de uma estação base Aranet PRO, que recolheu e guardou todas as informações dos sensores Aranet4;
  • Integração com o Aranet Cloud, que permitiu a monitorização da qualidade do ar em todas as salas de aulas e escolas.

Como é que o Aranet pode ajudar?

Uma professora de uma das escolas em Ventspils que foram alvo deste estudo, Diana Blaze, afirma que antes da utilização do Aranet4, era comum as crianças ficarem mais sonolentas e apáticas, influenciando o seu desempenho nas aulas.

Com a implementação do Aranet4, tornou-se possível atuar rapidamente sempre que existia um sinal ou indício de deterioração da qualidade do ar. Para além disso, tanto os professores como as crianças começaram a compreender melhor a importância da qualidade do ar, especialmente porque sentiram realmente que a uma melhor qualidade do ar afetou positivamente o seu desempenho e bem-estar.

Pode conhecer o estudo na íntegra, no canal de YouTube Aranet IOT.

 

De um modo geral, o estudo permitiu concluir que o Aranet4 trouxe resultados positivos para a qualidade do ambiente nas escolas. Em alguns jardins-de-infância, inclusivamente, a média de CO2 baixou consideravelmente – o dióxido de carbono é um dos mais perigosos fatores influenciadores da qualidade do ar.

É neste sentido que o Aranet4Home se torna numa ferramenta valiosa e imprescindível para que possamos viver uma vida mais saudável e segura, protegidos contra problemas respiratórios e complicações causadas pela fraca qualidade do ar.

 

 

Aranet4Home_Estudo_De_Caso_Escola

Aranet4Home – Caso de Estudo em escolas

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.