Portes grátis para Portugal a partir de 150€
Como escolher um purificador de ar?

Muito se tem vindo a falar (e bem) sobre a importância da qualidade do ar que respiramos, da necessidade de arejar os espaços interiores e da relevância que a qualidade do ar tem na nossa saúde a curto, médio e longo prazo. Dentro desta temática, existem soluções de purificação que nos garantem uma maior segurança, a par da certeza de que o ar que respiramos é, realmente, o melhor.

Como funciona um purificador de ar?

Ainda que haja soluções mais e menos complexas, com mais ou menos filtros, o purificador de ar funciona, de forma geral, com recurso a filtros e uma pequena ventoinha. À medida que o ar se move através do filtro, os elementos prejudiciais à nossa saúde são retidos — um purificador pode remover até 99,9% das impurezas presentes no ar - e o ar, filtrado e, consequentemente, limpo, é devolvido à divisão em que o purificador se encontra.

Os filtros de um purificador podem ser feitos de papel, malha ou fibra, requerendo substituições periódicas. No entanto, a frequência destas substituições irá sempre depender do uso que é dado ao purificador, do local onde este se encontra e do tipo de aparelho escolhido.

Quando devemos utilizar um purificador de ar?

Não existem contraindicações na utilização de um purificador de ar, é um aparelho que pode ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer tipo de espaço: em casa, num escritório, numa loja... No entanto, a utilização de um purificador é recomendada, sobretudo:

  • Para famílias que vivem nas grandes cidades, onde os níveis poluição são mais elevados;
  • Para grávidas e famílias com crianças;
  • Para famílias com animais de estimação;
  • Para pessoas que sofrem de alergias ou doenças respiratórias;
  • Para pessoas que têm dificuldades em dormir.

Como escolher o purificador de ar ideal?

Decidir comprar um purificador pode originar muitas dúvidas. Existem centenas de modelos de purificadores no mercado e é importante escolher aquele que se adequa às necessidades de cada família e de cada espaço. Porque sabemos que nem sempre é fácil saber que características devem ser valorizadas nesta tomada de decisão, deixamos uma lista das que deve considerar:

  • CADR (Clean Air Delivery Rate): Informa-nos sobre a capacidade de filtração de cada aparelho. Quanto mais alto for este número, melhor será a prestação do purificador.
  • Local onde será utilizado: É importante considerar o local onde será colocado o purificador, por duas razões: a relação entre dimensão/eficiência do aparelho e o ruído que produz. Existem muitos purificadores silenciosos, mas também existem muitos que fazem barulho enquanto trabalham (e estes talvez não sejam os ideais para famílias com bebés, por exemplo). Por outro lado, os purificadores estão preparados para filtrar uma determinada quantidade de ar e, mesmo que um determinado aparelho seja perfeito para um quarto de dimensões mais reduzidas, poderá não ter a prestação desejada numa área maior.
  • Instalação: Os purificadores podem ser portáteis ou fixos, podendo estes serem instalados na parede, por exemplo. Este é um ponto importante a assinalar, uma vez que define, também, se o aparelho é ideal para o espaço. As soluções portáteis podem ser uma boa aposta quando o orçamento é menor e pretender usar o mesmo purificador em diferentes espaços da casa.
  • Tipo de filtragem: Existem vários tipos de filtros e os melhores purificadores têm um sistema de filtragem por fases, em que as impurezas presentes no ar atravessam vários filtros de forma a garantir que nem as partículas mais pequenas são devolvidas ao espaço.
  • Preço e custos de manutenção: Para além do custo do aparelho, é importante analisar os custos a longo prazo, pois nem sempre o aparelho mais em conta no momento de compra se torna no mais acessível ao longo dos anos. Para manter a eficácia na filtragem, os purificadores precisam de novos filtros e limpezas de manutenção, pelo que este é um aspeto a ter em consideração na hora de escolher o seu purificador.
  • Funções adicionais: Características que, não sendo essenciais, podem fazer toda a diferença. No mercado, existem purificadores que incluem modo silencioso ou noturno, modo automático, controlo por comando ou aplicação móvel, temporizador e controlo de potência, conectividade com outros aparelhos, entre outras. É importante que conheça bem o produto que pretende comprar antes de decidir a compra e estes pequenos extra podem fazer a diferença.

Outras características poderão ser igualmente importantes, como o design, o enquadramento na divisão ou o apoio técnico.

Na FioBlu, pode encontrar dois purificadores de ar distintos, adequados a diversos espaços, famílias e empresas:

Purificador Fixo AC-260 | AirSmartVent

Como o próprio nome indica, este é um purificador de ar que é instalado numa parede, não podendo ser transportado de divisão em divisão. Através de um sistema de filtragem de ar com cinco níveis, é indicado para ambientes de 120m2 e, quanto maior for o tempo de funcionamento, mais beneficiados serão os ambientes interligados.

O sistema do Purificador Fixo AC-260 é capaz de filtrar até 99,9% das bactérias e partículas. Através de uma app inteligente, compatível com iOS e Android e conectável com até 50 dispositivos, permite, ainda, monitorizar o ambiente e gerir o equipamento à distância.

Como não podia deixar de ser, este é um produto certificado pelo CADR (Clean Air Delivery Rate), captando partículas entre 105 a 320m3/h, e integra um ecrã led que revela toda a informação que precisa de saber sobre a qualidade do ar que respira.

Purificador Móvel AI-600 | ProceCare

Uma opção mais versátil, uma vez que as rodinhas permitem mudar a localização do purificador sem qualquer esforço e de forma muito simples ou, se assim preferir, pode também ser fixado na parede.

O Purificador Móvel AI-600 apresenta um sistema de filtragem de ar com 6 níveis e é indicado para ambientes entre 47 e 73m2. Tal como a opção que referimos anteriormente, também este equipamento funciona através de uma app inteligente, compatível com iOS e Android e é conectável com até 50 dispositivos, através dos quais poderá monitorizar o ambiente e gerir o purificador de forma simples.

Este é um produto certificado pelo CADR (Clean Air Delivery Rate), que purifica até 610m3/h e que está integrado com um ecrã de 5 polegadas que revela toda a informação que precisa de saber: atualizações sobre a qualidade do ar interno a cada 15 segundos e informações a cada hora sobre o ar exterior.

 

Agora que sabe o que deve considerar no momento de escolher o purificador de ar ideal, tudo será mais simples. Na FioBlu, contamos com uma equipa de especialistas que está deste lado para esclarecer todas as suas questões e, claro, fazer a instalação dos purificadores Bluway no espaço que pretender.

Conheça AQUI todas as nossas soluções relacionadas com a qualidade do ar.

Como escolher um purificador de ar?

Como escolher um purificador de ar?

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.