Portes grátis para Portugal a partir de 150€

Todos nós temos um impacto significativo e direto na sustentabilidade das nossas casas e nos projetos construídos em que participamos. É importante reconhecer de que forma conseguimos influenciar essa diferença no projeto final.

As características de um edifício dependem praticamente apenas dos materiais e equipamentos escolhidos pelo cliente e não tanto do método construtivo.

A decisão do cliente exerce uma influência direta e substancial sobre as características e quantidades de materiais utilizados durante o processo de construção, bem como a produção de resíduos resultantes.

Além disso, as sugestões e alternativas apresentadas pelo grupo de profissionais em diferentes especialidades também desempenham um papel fundamental na modelagem das escolhas sustentáveis do cliente, impactando positivamente a eficiência do projeto e a redução do impacto ambiental global.

Ambos os fatores estão intrinsecamente ligados, pois as decisões informadas do cliente, aliadas às recomendações especializadas, podem resultar em práticas de construção mais responsáveis e eco amigáveis.

Para que as decisões tomadas sejam o mais corretas possíveis, deverão solicitar informações sobre a sustentabilidade dos produtos.

Tenham em consideração características como:

✓ perigosidade dos materiais;

✓ durabilidade dos mesmos;

✓ ciclo de vida total do produto (curto/longo, reutilizável?); etc.

 

De realçar que as decisões não afetam apenas a fase de construção de um edifício, mas também a fase de utilização/operação, através das características dos materiais instalados, aos quais o utilizador final fica exposto.

E materiais mais ecológicos, traduzem-se em edifícios mais saudáveis por terem menos características de perigosidade associadas.

A título de exemplo deixo a emissão de formaldeído, a partir dos materiais de acabamentos que começa a ser um tema relevante com a introdução da taxonomia.

Resumindo, a tomada de decisão de um cliente pode afetar até 30/40 anos das características do edifício e é por isso muito importante a consciência do impacto que temos da nossa decisão.

As escolhas que todos nós fazemos para as nossas casas têm a mesma influência que um promotor imobiliário nas suas construções (apesar de escalas diferentes).

 

 

Autoria: Maria José Ramalho

Especialista em Sustentabilidade | Grupo Casais

Qual o impacto das nossas escolhas na sustentabilidade de um edifício?

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.