Todos nós temos um impacto significativo e direto na sustentabilidade das nossas casas e nos projetos construídos em que participamos. É importante reconhecer de que forma conseguimos influenciar essa diferença no projeto final.
As características de um edifício dependem praticamente apenas dos materiais e equipamentos escolhidos pelo cliente e não tanto do método construtivo.
A decisão do cliente exerce uma influência direta e substancial sobre as características e quantidades de materiais utilizados durante o processo de construção, bem como a produção de resíduos resultantes.
Além disso, as sugestões e alternativas apresentadas pelo grupo de profissionais em diferentes especialidades também desempenham um papel fundamental na modelagem das escolhas sustentáveis do cliente, impactando positivamente a eficiência do projeto e a redução do impacto ambiental global.
Ambos os fatores estão intrinsecamente ligados, pois as decisões informadas do cliente, aliadas às recomendações especializadas, podem resultar em práticas de construção mais responsáveis e eco amigáveis.
Para que as decisões tomadas sejam o mais corretas possíveis, deverão solicitar informações sobre a sustentabilidade dos produtos.
✓ perigosidade dos materiais;
✓ durabilidade dos mesmos;
✓ ciclo de vida total do produto (curto/longo, reutilizável?); etc.
De realçar que as decisões não afetam apenas a fase de construção de um edifício, mas também a fase de utilização/operação, através das características dos materiais instalados, aos quais o utilizador final fica exposto.
E materiais mais ecológicos, traduzem-se em edifícios mais saudáveis por terem menos características de perigosidade associadas.
A título de exemplo deixo a emissão de formaldeído, a partir dos materiais de acabamentos que começa a ser um tema relevante com a introdução da taxonomia.
Resumindo, a tomada de decisão de um cliente pode afetar até 30/40 anos das características do edifício e é por isso muito importante a consciência do impacto que temos da nossa decisão.
As escolhas que todos nós fazemos para as nossas casas têm a mesma influência que um promotor imobiliário nas suas construções (apesar de escalas diferentes).
Autoria: Maria José Ramalho
Especialista em Sustentabilidade | Grupo Casais
Categorias
Temas
Sustentabilidade
Explorar
Loja
Fio-blu
Login
Subscrição de newsletter