Portes grátis para Portugal a partir de 150€

"A luz foi abaixo, vai ligar no quadro."

Esta deve ter sido, provavelmente, a primeira interação com um quadro elétrico nas nossas vidas, mas... o que é um quadro elétrico? Dificilmente o leitor não se cruzou com um quadro na sua parede de casa e/ou local de trabalho, mas será que realmente sabemos a sua função? o seu funcionamento? Com diferentes designações - quadro de potência, quadro de distribuição, ou simplesmente, quadro de luz, o quadro elétrico é um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia responsável por concentrar grande parte da cablagem de uma instalação elétrica e por distribuir energia pelos circuitos para todos os ambientes da edificação - protegendo-os contra curto-circuitos e sobrecargas, e protegendo pessoas e animais contra contactos diretos ou indiretos. No fundo, o coração de uma instalação elétrica.

Será que estes quadros elétricos podem ser portáteis?

Uma das áreas de atuação da Quadrina prende-se com o fabrico de pimenteiros – nome comummente dado a quadros elétricos de distribuição portátil. Estes aparelhos permitem ao utilizador ter, em praticamente qualquer local, tomadas para máquinas e outros fins que estejam a ser utilizados em simultâneo. Apesar de o seu funcionamento ser simples, é sempre importante que o utilizador tenha formação e que cumpra as normas de segurança associadas ao equipamento. Para movimentar o quadro, basta o uso da pega depois de previamente desligada a alimentação. Estes equipamentos apresentam elevada resistência mecânica e bons graus de proteção IP (Norma IEC 60529). Além disto, todos os quadros elétricos da Quadrina são devidamente testados, com ensaios elétricos, respeitando as normas EN 61439-1 e EN 61439-2.

Para que preciso de um pimenteiro?

Um quadro de distribuição portátil da Quadrina é capaz de alimentar equipamentos em monofásico e em trifásico (230/400V), através de tomadas Schuko (de 16A) e de tomadas CEE de 3, 4 e 5 polos (16A e 32A). Estes equipamentos podem ser tipificados, vendidos como produto chave na mão – ou componíveis para várias soluções técnicas, devidamente dimensionados por um técnico qualificado, respeitando a norma EN 60947-2. Além disto, a robustez, portabilidade e sofisticação destes tornam-nos viáveis para inúmeras aplicações. Nos diversos locais de obra, de diferentes tipologias e dimensões, é facilmente encontrado um quadro de distribuição portátil. Não só neste, mas também em setores como indústria e entretenimento, os pimenteiros são já uma peça imprescindível de quem os utiliza, para fazer chegar a energia a todos os pontos. Seja em espaços públicos como feiras, festivais, hotéis, parques públicos, centros históricos, entre outros; quer seja em espaços privados como fábricas, edifícios industriais, condomínios, obras, jardins e piscinas; os pimenteiros da Quadrina permitem hoje afirmar: A Energia está em todo o lado!

A Energia… e o Wi-Fi?

Se o acesso à energia é uma realidade nos dias de hoje, o acesso à internet é ainda um obstáculo por ultrapassar no que toca aos locais mais remotos e/ou de menor cobertura de rede móvel (GSM e LTE). Foi com base neste problema, e na necessidade do Grupo Casais – um dos maiores do setor da construção em Portugal, a operar em 17 países – que a Quadrina desenvolveu o QDR.WIFI. Uma solução inovadora que permite não só a difusão de energia para alimentação de equipamentos em monofásico e em trifásico (como descrito acima), mas também o acesso à comunicação de rede sem fios (Wi-fi), ou seja, um quadro de distribuição portátil de energia e de Wi-fi. Este produto Quadrina é um resultado de meses de investigação e desenvolvimento, por parte de uma equipa multidisciplinar, criado para potenciar a transição para um novo paradigma, tecnológico, de digitalização dos processos in situ, contribuindo positivamente para tomadas de decisão mais ágeis e precisas, bem como para a sustentabilidade em todos os seus eixos: ambiental, social e económico.

Um contributo para a sustentabilidade?

É pertinente questionar de que modo é que o QDR.WIFI, e restantes quadros de distribuição portátil Quadrina, podem dar um contributo positivo para a sustentabilidade. Esta é conseguida, sobretudo, de três maneiras. Esta gama de produtos permite a substituição do papel e a permuta de meios/processos, desempenhando um papel significativo no desenvolvimento sustentável. Além disso, é maioritariamente produzida com recurso a materiais que podem ser reciclados, permitindo ao utilizador a conversão destes materiais, no seu fim de vida. Contudo, sustentabilidade não é apenas reciclagem e os quadros de distribuição portátil Quadrina são um excelente exemplo disto – os seus componentes modulares e de elevada durabilidade ajudam a preservar a prolongar o seu tempo útil, isto é, o seu ciclo de vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria: Ricardo Rego, Responsável de Produto - Quadrina

A Energia (e o Wi-Fi) estão em todo o lado!

Categorias

Temas

Login

Produtos
Sustentabilidade
Produtos vistos recentemente
Ainda não viu nenhum produto :(

Subscrição de newsletter

Criar conta

Register

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.