fbpx

Blog

Licenças de CO2 aumentam o preço da eletricidade em julho

skye-studios-ndllfxtelru-unsplash

O preço da eletricidade no mercado regulado vai subir em julho, de acordo com uma atualização extraordinária anunciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSAR).

Este aumento é justificado, em parte, pela elevada cotação das licenças de dióxido de carbono (CO2), que de acordo com as estimativas mais recentes da ERSAR, têm atualmente um custo médio de 61,85 euros / MWh, um valor 25% superior face ao que estava inicialmente previsto.

Outras razões que levam a esta subida no preço da eletricidade são os acréscimos sucessivos verificados nos mercados grossistas – que têm ocorrido mensalmente – e o aumento no preço do gás.

O impacto desta atualização no total da fatura de eletricidade (incluindo IVA) será de 3%, de acordo com as informações fornecidas pela ERSAR.

Isto significa que, em termos práticos, uma família com um consumo de eletricidade mensal que ronde os 37,11 euros verá um aumento de 1,05 euros na sua fatura, ao passo que uma família detentora de uma fatura média mensal de 92,60 euros irá verificar um aumento de 2,86 euros.

Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin

Artigos relacionados

Recentemente, a ameaça do corte ao fornecimento de gás russo levou a que os Estados-membros da União Europeia sentissem a necessidade de repensar o gasto energético produzido por toda a[...]

Com o país a atravessar a maior seca dos últimos anos, a escassez de água potável tornou-se um dos temas mais sensíveis da atualidade. Sendo a água um recurso limitado[...]

Presentemente, o setor da construção é considerado um dos mais impactantes para o meio ambiente. O elevado consumo de recursos naturais, a degradação dos solos, o gasto de energia elétrica[...]

X
Add to cart