fbpx

Blog

Entrámos num (E-) Loop de inovação!

blog

Por serem considerados mais ecológicos, eficientes e económicos, os veículos elétricos (VE) conquistaram um lugar de destaque no mercado automóvel, ao longo dos últimos anos.

Com o objetivo de acompanhar esse crescimento, as empresas especializadas no setor sentiram também a necessidade de melhorar a tecnologia de carregamento disponível, a fim de otimizarem as vantagens dos próprios veículos.

Nesse sentido, a Ampere Energy criou o novo carregador elétrico inteligente Ampere E-Loop, o carregador doméstico bidirecional que lhe promete uma experiência inovadora.

Será ele a peça que faltava para uma mobilidade elétrica mais viável?

Vamos descobrir!

Conduzimos para o futuro.

A mobilidade elétrica, considerada uma das maiores revoluções no setor dos transportes, promete continuar a fazer parte do nosso futuro ao mostrar-se uma excelente oportunidade para o mercado energético e para os seus consumidores.

De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, em 2025 os veículos elétricos irão representar cerca de 10% das vendas de veículos de passageiros por todo o mundo, com uma subida para 28% em 2030 e 58% em 2040. A mesma fonte revela ainda que até ao mesmo ano, 31% de todos os carros em circulação serão elétricos.

Estes valores fazem ainda mais sentido se tivermos em consideração que adquirir um veículo elétrico oferece a oportunidade única de ter um estilo de vida mais ecológico e sustentável enquanto possibilita uma poupança de até 12.600 euros, de acordo com a Deco Proteste.

Contudo, apesar das suas inúmeras vantagens, este crescimento exponencial pode acarretar um grande risco quanto à possibilidade de existir uma sobrecarga nas redes elétricas, algo que colocaria o futuro da mobilidade elétrica sob ameaça.

Afinal, como devemos contribuir para uma mobilidade elétrica mais viável?

Dar e receber…

De acordo com a EURELECTRIC, a solução ideal passa pela adoção de um carregamento inteligente!

O carregamento elétrico inteligente é descrito pelo Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica (CENELEC) como sendo um ciclo de carregamento que pode ser alterado por eventos externos, enquanto permite a adaptação de hábitos de carregamento que proporcionam ao VE a capacidade de se integrar na rede, sempre de uma forma amigável para o utilizador.

O CENELEC informa ainda que o carregamento inteligente deve facilitar a segurança do fornecimento energético e, simultaneamente, satisfazer as restrições de mobilidade juntamente com os requisitos do utilizador. Segundo a mesma fonte, um VE deverá ser sempre controlado por comunicação bidirecional entre dois ou mais intervenientes, com o objetivo de otimizar todas as necessidades dos clientes, da rede e da produção de energia, incluindo a renovável.

Assim, este tipo de carregamento pode mesmo ser considerado o melhor amigo dos veículos elétricos, ao conseguir evitar que os mesmos entrem em sobrecarga energética, enquanto possibilitam um apoio do sistema de energia e fazem um uso inteligente da rede disponível. Desta forma, os possíveis investimentos adicionais em redes de distribuição poderão ser minimizados ou anulados, ao mesmo tempo que a redução da fatura elétrica e um consumo de energia mais sustentável se tornam finalmente possíveis.

E é exatamente neste contexto que nasce o Ampere E-Loop

Entrámos num (E-) Loop de inovação! 1

Ampere E-Loop – a peça que faltava!

Por ser um carregador bidirecional, o Ampere E-Loop permite que a energia flua em dois sentidos, ou seja, poderá receber energia da rede elétrica doméstica no seu veículo e voltar a oferecer a energia armazenada no mesmo de volta à sua casa (V2H), ou até mesmo injetá-la de volta na rede elétrica (V2G).

Além de ser uma escolha mais eficiente, e que permite otimizar e reduzir o tempo de carregamento, esta tecnologia é também uma excelente opção para os consumidores que desejam ter uma habitação mais ecológica e um consumo energético mais autossuficiente.

De acordo com a EURELETRIC, os veículos ficam estacionados durante 90% do tempo da sua vida útil. Uma percentagem que pode ser uma vantagem preciosa relativamente aos veículos elétricos, visto ser possível juntar a sua capacidade de armazenamento ao aproveitamento de energia excedente. Assim, esta poderá ser utilizada na sua habitação através de um carregamento inteligente.

A utilização de fontes de energia renovável, como os kits Ampere com painéis solares e bateria, pode também ser uma excelente opção. Deste modo, o excesso de energia solar poderá ser armazenado, e reutilizado a custo zero em momentos de alta procura ou simplesmente quando a produção de energia for significativamente mais baixa.

O seu veículo elétrico transforma-se assim numa fonte de energia para a sua habitação!

Com o Ampere E-Loop é ainda possível otimizar o processo de carga de forma inteligente, ao conseguir programar a que horas irá necessitar do seu veículo e antecipar a necessidade de carga. Assim, a possibilidade de utilizar a rede elétrica no período em que o preço da energia é mais barato oferece-lhe uma poupança significativa.

Agora sim, o puzzle da mobilidade elétrica viável está finalmente completo!

Clique aqui para descobrir mais sobre as especificações técnicas do Ampere E-Loop.

Este sistema requer uma instalação especializada, contacte-nos para obter mais informações.

Partilhar
Share on facebook
Share on linkedin

Artigos relacionados

Recentemente, a ameaça do corte ao fornecimento de gás russo levou a que os Estados-membros da União Europeia sentissem a necessidade de repensar o gasto energético produzido por toda a[...]

Com o país a atravessar a maior seca dos últimos anos, a escassez de água potável tornou-se um dos temas mais sensíveis da atualidade. Sendo a água um recurso limitado[...]

Presentemente, o setor da construção é considerado um dos mais impactantes para o meio ambiente. O elevado consumo de recursos naturais, a degradação dos solos, o gasto de energia elétrica[...]

X
Add to cart